top of page

SEJIN, a responsabilidade é sua! Basta de assédio sobre os resultados do AVALIAR!

  • Foto do escritor: sepeangra
    sepeangra
  • 14 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Temos recebido denúncias de professores que vêm sofrendo assédio por causa dos resultados do AVALIAR. A SEJIN e alguns de seus gestores ignoram, completamente, a falta de infraestrutura e de projetos complementares para alunos que vieram de um período pandêmico e perderam dois anos de conteúdo escolar devido à má gestão da própria secretaria nesse período. O AVALIAR apresenta conteúdos que sequer foram trabalhados com os alunos por conta da própria organização curricular. Uma secretaria que aprecia tanto os números deveria prestar atenção que o problema é estrutural.

Segundo a Agência Brasil, a defasagem histórica ficou mais grave com a pandemia de covid.

Sem aulas presenciais e sem equipamentos adequados, o nível de aprendizado despencou em todas as áreas. Em 2019, o índice geral de alunos que concluíram o 5º ano do ensino fundamental com aprendizado adequado foi de 47% em Matemática. Caiu mais de 10 pontos percentuais em 2021, depois de um longo período de ensino à distância. Em Língua Portuguesa, a queda foi de 6 pontos percentuais. Saindo de 57 para 51%.

Além desses números, vale lembrar que a própria secretaria de educação suspendeu dois tempos relacionados a Português e Produção Textual em 2017, sob a alegação da secretária da época de que seria provisório porque havia carência de professores da área, e, no ano passado, suspendeu a disciplina de Resolução de Problemas Matemáticos. Não há projetos extraclasse para o desenvolvimento do aluno e para a alfabetização, um problema grave que os professores têm observado cada vez mais em todos os anos de escolaridade.

Caso a SEJIN não lembre: a qualidade da educação foi pauta de discussão no último Congresso de Educação de Angra.

A meta 7 do Plano Municipal de Educação diz: "Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de acordo com a realidade de cada unidade escolar, a partir dos objetivos estabelecidos pelo PPP's das escolas do município, observando os resultados do IDEB."

Os professores querem apoio pedagógico, formações coletivas de qualidade e projetos que auxiliem os alunos.

CHEGA DE ASSÉDIO! PROFESSOR, A CULPA NÃO É SUA!

 
 
 

Commenti


Rua Professor Lima, n° 123 sala 201

Centro - Angra dos Reis

(24) 3366-3479

(24) 9931-48320 (WhatsApp)

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2019 by Sepe Angra. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page